18.2.11

O Afonso foi à Guarda

O Afonso foi até à Guarda, a convite da Livraria Jardim.

Neve na Guarda
Foram três dias com muito frio e neve e visitas a seis escolas. Na segunda-feira de manhã, começamos com duas sessões na EB Espírito Santo, às portas do Centro Histórico da Guarda. Os alunos tinham feito algumas ilustrações sobre o “Afonso e o Livro”, algumas delas bem perfeitinhas, quase iguais às da Amélie. Da parte da tarde, a professora-bibliotecária Margarida levou-me até à EB de Alfarazes e depois ao Jardim Infantil do mesmo bairro. Com as turmas do 1º ao 4º ano tive uma sessão excelente, já que todos tinham perguntas muito interessantes sobre o livro, algumas delas bem complicadas de responder, como por exemplo um menino que me perguntou “porque tinha o Afonso o tempo a seu favor?”

Em Famalicão da Serra
No segundo dia comecei com sessões no Centro Escolar de Gonçalo, onde os meninos estavam muito interessados nas minhas viagens ao estrangeiro e também nas línguas em que falo. Uma das meninas presentes até me pediu para lhes falar em francês. Na biblioteca desta escola, tive também oportunidade de saber que, devido ao muito frio, havia muitos meninos com tosse, o que poderá vir a ser um bom tema para uma história. Ficou guardada a história na cabeça, e os meninos de Gonçalo com vontade de entrarem num livro. Depois do almoço, seguiu-se uma viagem até Famalicão da Serra, onde numa escola antiga e em obras, os meninos ouviram com muita atenção a maneira como o Afonso aprendeu a gostar de ler. Como nem todos estavam muito convencidos, algumas das crianças ficaram com a missão de lerem um livro, pelo menos “a cada quinze dias”.

O desenho da Ema (JI da Sé)
No último dia, a manhã trouxe um nevão ao ponto mais alto da Guarda. Ainda assim, e apesar de alguns pais “terem escorregado”, como me disse um menino chamado Rodrigo, fomos até ao Jardim de Infância das Lameirinhas, onde falámos de animais, de bruxas e do DVD do “Panda vai à Escola”. Para além disso, e liderados pelo Artur, que tem 5 anos e muita imaginação, criámos a história de uma menina chamada Leonor, que viajou até Paris para visitar a avó. Enquanto eu dava alguns autógrafos, o Artur ainda fez uma ilustração da Leonor a apanhar o avião. A última paragem desta viagem pela Guarda foi no Jardim de Infância da Sé. Tive uma grande surpresa, já que os meninos da Sala dos 5 anos, com a educadora Amélia, tinham feito uns belos retratos do escritor, a partir da descrição que aparece no livro. Depois disso, tive ainda tempo para visitar uma das Salas, e descobrir tudo aquilo que estes meninos fazem no seu dia-a-dia, para além de ter descoberto que andam a preparar um livro ilustrado com provérbios.

Foram três dias cheios, onde conheci imensos meninos e meninas, e onde o Afonso andou a ser descoberto pelas terras da Guarda. Ficou a promessa de voltar, com o Afonso e outras histórias, num futuro próximo.