Torres Vedras e Alenquer são, neste ano de 2018, Cidade Europeia do Vinho.
Assim, durante o 2º trimestre de 2018, as sessão de Quintas com Livros serão dedicadas ao vinho e os encontros terão lugar em várias quintas do concelho de Torres Vedras.
9 junho 2018 | sábado | 15h30 às 18h30
Requiem, de Antonio Tabucchi - por Luís Filipe Cristovão
Num domingo de verão, um homem está a ler “O livro do desassossego” debaixo de uma amoreira numa quinta de Azeitão e, de repente – por um sortilégio, por uma alucinação – encontra-se em Lisboa. Está um dia tórrido, a cidade está quase deserta. O homem começa a percorrer a cidade à procura de pessoas e coisas que desapareceram da sua vida (um amigo, uma mulher, o pai, um poeta, uma casa, uma pintura), dos quais quer despedir-se pela última vez.
Mas no seu percurso vai encontrar, alucinadamente, mortos e vivos no mesmo plano.
Este livro, que fala da morte quase com alegria, é um bizarro requiem e simultaneamente uma errância, um sonho, uma extravagância, uma espécie de “Alice no país das maravilhas” o qual o Wonderland é Lisboa. Mas é também uma homenagem a Portugal, um extraordinário percurso lisboeta, um ato de afeto de um célebre escritor estrangeiro que quis escrever este livro em português.
Luís Filipe Cristóvão nasceu em 1979. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, frequentou os programas de Mestrado em Teoria da Literatura e em Treino Desportivo, e o Curso de Especialização em Edição e Novas Tecnologias. Tem trabalho disperso por revistas e antologias em português, castelhano, francês, inglês, alemão e lituano. Desde 2005 publicou os livros de poesia "Registo de nascimento", "Pequena antologia para o corpo", "E como ficou chato ser moderno", "Santa Cruz" e "A cabeça de Fernando Pessoa". Também escreveu dois livros infantis: "Afonso e o livro", aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura português, e "Pedro gosta", publicado no Brasil pela Oficina Raquel. Depois de ter sido livreiro, editor, dirigente associativo e gestor de conteúdos online, trabalha, atualmente, como jornalista desportivo.
Para além da discussão do tema/ livros selecionados, esta sessão inclui uma visita guiada ao espaço e uma prova de vinhos produzidos na respetiva Quinta.
Nota: Os textos serão disponibilizados aos interessados que se inscreverem nas respetivas sessões.
Local: Quinta da Boa Esperança - Carvoeira (Torres Vedras)
Destinatários: Adultos
Número de participantes: até 30 pessoas
Inscrição obrigatória (até ao dia 7 de junho): 261 320 747 ou isabelraminhos@cm-tvedras.pt